Grupo "Os Verdes do Piauí" promove palestras com temática ambiental na UFPI

O I Encontro Integrado de Meio Ambiente do Piauí, que ocorre na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no período de 22 a 27 de abril, conta, em sua programação, com palestras, debates, oficinas, ativismo e minicursos que abordam a temática "O meio ambiente como ponte entre a sociedade, a saúde e a educação". Na manhã desta quarta-feira (24), foram apresentadas as palestras "Tráfico de Animais Silvestres e Transmissões de Zoonoses - NEA IBAMA" e  "Resíduos Sólidos Hospitalares".

"Tráfico de Animais Silvestres e Transmissões de Zoonoses - NEA IBAMA" - 08h

Palestrantes: Sandovaldo Gonçalves de Moura - Analista ambiental, médico veterinário e Doutor em Ciência Animal; Fabiano Barbosa de Moura - Analista ambiental, médico veterinário e Especialista em Saúde Pública

Na oportunidade, Sandovaldo Moura delineou o papel dos animais na manutenção do equilíbrio ambiental, explanou as implicações do Tráfico de Animais no território brasileiro e colocou a prática da caça como "circunstância da sociedade", enraizada culturalmente. Isto posto, o analista ambiental assinalou a educação, desde sua fase primária, como via única para a proteção dos animais. "O meio ambiente é um problema de todos, todos estamos envolvidos no que lhe diz respeito. Visto isso, só há uma forma de proteger os animais: através da educação. A criança sabe que a árvore é importante; ela precisa saber quem é seu plantador", disse.

Analista ambiental Sandovaldo Moura apresenta alternativas utilizadas pelo IBAMA para adaptar a temática ambiental à percepção das crianças

Em seguida, o Especialista em Saúde Pública, Fabiano Pessoa, explicou os riscos de transmissão de doenças classificadas como zoonoses pelo contato entre o homem e espécies diversas. Ele destacou, também, a importância da temática ambiental em um cenário que se urbaniza gradualmente, e apontou os desastres naturais como "acontecimentos que se repetem ao longo dos anos".

Fabiano Pessoa, analista ambiental, apresenta palestra sobre Tráfico de Animais Silvestres e Zoonoses

Karen Veloso Ribeiro, graduanda do curso de Biologia da UFPI, ressaltou a importância das palestras para a conscientização social no que se refere à temática ambiental. Coordenador do grupo ambientalista "Os Verdes do Piauí", Kaio Campelo, sublinhou a importância do Encontro enquanto evento de caráter transdisciplinar, durante o qual se busca semear a discussão ambiental na sociedade. "A ideia é reunir conhecimentos de natureza diversa, e mostrar para os participantes do evento que o meio ambiente envolve tudo, desde o saneamento básico até a qualidade de vida de modo geral", coloca.

Estudantes da UFPI acompanham atividades realizadas durante o I Encontro Integrado de Meio Ambiente do Piauí

Palestras "Saúde Ambiental" e "Resíduos Sólidos Hospitalares" - 10h

Palestrantes: Respectivamente, Profª. Drª. Maria do Livramento Figueredo e Profª. Msc. Valkíria Mendes

As palestras sobre "Saúde Ambiental" e "Resíduos Sólidos Ambientais", de uma maneira geral, trataram das relações entre o homem, o crescimento da urbanização e o meio ambiente. A Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Figueiredo, chefe do Departamento de Enfermagem da UFPI, destacou assuntos como, a poluição e suas consequências, desastres ambientais, a urbanização e verticalização das cidades, a diminuição das áreas verdes, o desenvolvimento sustentável, projetos de educação ambiental e experiências sustentáveis aplicadas pela prefeitura de Teresina e a fiscalização ambiental.

Assim, Maria do Livramento destacou o porquê de se discutir o tema, saúde ambiental. "Nós sabemos que todo meio ambiente tem uma influência muito grande nas condições de saúde da população, se nós formos ver, 80% das doenças registradas hoje no planeta são decorrentes de alterações no meio ambiente, quer seja no solo, na água ou no ar."

Professora Dra. Maria do Livramento, chefe do departamento de Enfermagem.

Logo após, a professora Valkíria Mendes apresentou questões relacionadas aos resíduos sólidos hospitalares, enfatizando os impactos ambientais, a Lei 12.305 (lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos), o tratamento e o gerenciamento dado a esses resíduos, os riscos, o conhecimento e a capacitação de trabalhadores e profissionais da saúde quanto ao manejo dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).

Professora Me. Valkíria Mendes durante sua apresentação

Segundo a professora Valkíria, é importante que se discuta sobre os resíduos sólidos hospitalares, pois é uma forma de informar e prevenir sobre os riscos de se misturar resíduos sólidos comuns com os hospitalares. Ressaltou também que esse evento pode contribuir para uma mudança de pensamento por ter como público, em sua maior parte, de estudantes, e essa situação de formação possibilita o acesso a esses conhecimentos de maneira acadêmica e precoce, facilitando o aprendizado e a compreensão.

As palestrantes destacaram a necessidade de se educar a sociedade sobre essas questões ambientais. Como fica explicitado na fala da professora Maria do Livramento. "Eu acho que todos os passos que nós dermos nesse sentido são de extrema importância. Embora a gente fique triste porque eu já estou há muito tempo nessa estrada e percebemos que as pessoas ainda não se tocaram relativa a gravidade dos problemas ambientais que nós mesmos criamos.".